Cartagena – Colômbia

       Cartagena das Índias é um dos destinos mais populares e pitorescos da Colômbia. A cidade é Patrimônio Histórico da Humanidade e foi fundada no ano de 1533. Protegida por muralhas, que foram construídas com os recifes da região, abriga arquitetura bem característica e com cores vibrantes. Fiquei 3 dias em Cartagena, pois minha viagem foi combinada com San Andrés (Confira aqui o post sobre San Andrés ).

WaterMark_2018-05-22-09-47-48
Cheguei no Aeroporto de Cartagena pelo voo da Copa Airlines. Fui de táxi até o hotel Casa Alejandria. Um hotel bem simples, porém próximo a mercados, farmácias, casa de câmbio, o que me facilitou bastante. Fui logo ao mercado comprar lanches, trocar dinheiro e ter uma visão geral da cidade amuralhada. Por cada casa colorida que eu passava, parava para contemplar e fotografar, claro.

Um dos dias optei por fazer o passeio city tour de Chiva (pois era um dos poucos que ia até o Convento de La Popa) e um walking tour para conhecer mais sobre a história da cidade, que foi tão disputada por diversas nações. E no tempo livre, resolvi me perder pelas ruas e me surpreender com cada casa colorida e suas fachadas no estilo colonial.

O que ver e fazer em Cartagena:

  • Torre del Reloj : A Torre do Relógio foi construída para ser a entrada principal e chegou a ser a única da cidade amarulhada . Lá é onde você encontrará diversas pessoas vendendo passeios. Quando você sai da cidade amuralhada, você encontra a Plaza do Reloj.
  • Plaza de los Coches: Ali, há séculos atrás era realizado o mercado de escravos, e é a primeira que encontramos ao atravessar o Portal do Relógio entrado na cidade amuralhada. Nesta praça você encontra o “Portal de los Dulces” onde você encontra várias barracas vendendo diversos tipos de doces típicos da região feitos com leite, frutas e bastante açúcar. A estátua de Pedro de Heredia também está na nesta praça.
  • Plaza de la Aduana: ao lado da Plaza de los Coches, você encontra esta praça com uma estátua de Cristóvão Colombo e a antiga residência de Pedro de Heredia , fundador de Cartagena.
  • Igreja e Convento San Pedro Claver : Fica na praça de mesmo nome, logo depois da Plaza de la Aduana. A igreja original foi construída em 1580 e no altar maior se encontram os restos mortais de San Pedro Claver- o apóstolo dos escravos-, que entregou sua vida a libertação dos escravos negros chegados em Cartagena. Nesta praça, você vai encontrar a escultura em homenagem a San Pedro Claver e também um conjunto de esculturas que retratam profissões e cenas da antiga cidade de Cartagena. A praça é cercada de bares, lanchonetes e restaurantes, o que a torna bem agitada, inclusive à noite.
  • Monumento Sapatos Viejos: Também conhecido como “Botas Viejas”. Fica localizado perto do Castillo San Felipe de Barajas e é uma homenagem ao poeta Luis Carlos Lopés e sua mais famosa obra: “A mi Ciudad Nativa”. Dica: Já se prepare para a fila da foto.
dscn3622.jpg
Monumento Sapatos Viejos. E ao fundo o Castillo San Felipe de Barajas. “Mas hoy, plena de rancio desaliño,/ bien puedes inspirar ese cariño/ que uno le tiene a sus zapatos viejos…¨” A mi Ciudad Nativa- Luis Carlos López
  • Castillo San Felipe de Barajas: O castelo na verdade é uma fortaleza militar contruída pelos espanhóis na época colonial em 1657 para proteger Cartagena de ataques de ingleses e franceses. Lá, você faz a visita e conhece como funcionava a fortaleza, revivendo momentos históricos. Entrada: 25.000 COP.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

       Está gostando? Inscreva-se no blog para receber avisos de novos posts, no Instagram @astrolabio.trip, na página no Facebook Astrolábio Trip e no Canal do Youtube Astrolábio Trip.

  • Convento Santa Cruz de La Popa: É um belíssimo convento, onde está um dos melhores mirantes da cidade,  com uma vista maravilhosa da cidade. Não tem como chegar de transporte público, apenas táxi, uber ou city tour. Por isso escolhi o passeio de Chiva, já que não ficaria tanto tempo na cidade e queria economizar. É um antigo convento que conta um pouco da história da cidade, vista da cidade O altar de Nossa Senhora da Candelária é deslumbrante e imponente. A entrada é 11.000COP por pessoa.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Las Bovedas: Estão localizadas entre os fortes Santa Clara e Santa Catalina e eram usadas como depósito de munição de Cartagena. A construção ficou pronta em 1798 e hoje em abrigam diversas lojas de artesanato e lembrancinhas. Lá em frente, experimentei minha primeira Arepa feita com massa de milho e recheada com queijo.
  • Plaza Santo Domingo: É uma praça super agitada com bares e restaurantes. Leva este nome por causa da Igreja de Santo Domingo que É a igreja mais antiga da cidade e em seu interior se encontra a escultura em madeira do “Santo Cristo de la Expiración”, que segundo a lenda , foi talhada por um anjo no início do século 17. Lá você também vai encontrar a escultura “La Gorda Gertrudis” de Botero e vários hotéis.La
  • Plaza de La Proclamación: Neste lugar, em 11 de novembro de 1811 o povo se reuniu para apoiar a Ata de Independência, por isso ganhou este nome. Um monumento que se destaca é uma estátua em homenagem à visita do Papa João Paulo II. Há diversos vendedores de artesanato expondo seus trabalhos por ali.Plaza de la Proclamacion
  • Passear sobre e pelas muralhas: As muralhas demoraram quase dois séculos ficarem prontas, sendo concluídas em 1796 com a finalidade de defender a cidade de ataques dos piratas do Caribe. São 11 kilômetros de muralhas cercando o centro histórico de Cartagena. É o lugar ideal para se contemplar o pôr do sol sobre o mar do Caribe. Você vai encontrar diversas pessoas vendendo quadros, artesanatos típicos, e outros.
  • Café del Mar: Conhecido bar localizado sobre um trecho das muralhas. É o lugar perfeito para assistir o pôr do sol acompanhado de uma deliciosa Piña colada. E depois terminar o dia caminhando sobre as muralhas.Café del Mar
  • Juan Valdez Café: Você precisa parar pelo menos um dia para tomar um café ou lanchar no popular Café JuanValdez. A rede produz o famoso café colombiano e possui várias lojas espalhadas pelo país.
  • Terraço do Hotel Monterrey: Esta é uma dica que nem todos conhecem. Este hotel fica perto do centro de convenções, saindo da cidade amuralhada e seguindo em frente. Ele tem uma vista linda de fora para dentro das muralhas. Pergunte ao recepcionista se você poderia subir para conhecer o terraço, mesmo que o bar esteja fechado. Vale muito a pena conferir. Ao lado dele você também vai encontrar o Teatro Cartagena , o Teatro Colón e o Convento San Francisco.
    hotelmonterrey
    Panorâmica do Rooftop do Hotel Monterrey

  • Plaza Santa Teresa:  É Onde fica o Museu Naval do Caribe (entrada: 16.000 COP) e o Hotel Sofitel Legend Santa Clara. Este último, era um Convento que virou um hotel de luxo. Eu pedi gentilmente ao recepcionista para visitar a parte do lobby do hotel e fiquei encantada com o local. Pena que meu orçamento não combina com o valor da diária. Nesta mesma praça,  está o escritório do Festival Internacional de Cinema e um exemplar de maior proporção da estatueta da Índia Catalina, que é o prêmio do festival. E assim aprendemos a história de Catalina, uma personagem indígena importante na história da Colômbia, que era sobrinha de caciques e foi raptada pelos espanhóis. Após sua catequização, adquiriu costumes europeus, serviu de intérprete entre espanhóis e indígenas. Depois também descobriram que ela era amante de Pedro de Heredia, o espanhol fundador da cidade.Pla

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Parque del Centenario: O parque fica situado no bairro Getsemani, ou seja, na parte externa das muralhas. É um belo parque para se descansar, passear pelos jardins e encontrar diversas iguanas imensas tomando um solzinho. Foi lá em frente que começou o passeio de Chiva.
  • Plaza de Bolívar: No centro, há uma estátua equestre do libertador Simón Bolívar . Ao redor da praça estão o Palacio de la Inquisición, o Museu de Esmeraldas e Artesanato da Colômbia, o Banco da República, o Museu do Ouro e o escritório do Instituto Nacional de Beleza. Na calçada em frente a este escritório há imagens de todas as misses da Colômbia, inclusive a Miss Colômbia Ariadna Gutierrez  que em 2015 foi coroada e depois “descoroada”, devido ao anúncio errado do apresentador do concurso Miss Universo.Palacio de la Inquisición, o Museu de Esmeraldas e Artesanato da Colômbia,
  • Museo del Oro Zenú: O museu conta com uma coleção de diversos objetos de ouro e cerâmica feitos pelo povo Zenú e outras peças pré-colombianas que foram encontradas pela Colômbia. Acho que foi o único museu que visitei em Cartagena e gostei muito. E o melhor: a entrada é gratuita.
  • Casa de Gabriel Garcia Marquez: Infelizmente só podemos ver a casa externamente e não é aberta à visitação. Próximo a ela, há um hotel chamado Makondo, que é o nome da cidade fictícia de “Cem Anos de Solidão”. Na parede deste hotel foi registrada uma homenagem ao escritor.

    DSCN4105
    Homenagem a Gabriel García Márquez no Hotel Makondo.
  • Catedral de Santa Catalina de Alejandria de Cartagena das índias: A belíssima igreja começou a ser construída em 1577 e fica localizada na esquina da Praça da Proclamação com o Parque Bolívar.
  • Teatro Heredia:  Oficialmente conhecido como Teatro Adolfo Mejía, foi construído sobre a antiga igreja das Mercês e foi inaugurado em 1911 com a realização dos jogos florais. O teatro está aberto à visitação e para visita guiada há uma taxa de 11mil COP.

    DSCN4016
    Teatro Heredia – Teatro Adolfo Mejía
  • Muelle de los Pégasus: É o Porto Turístico e fica ao lado do Centro De Convenções de Cartagena, do lado de fora das muralhas. É dele que saem os barcos de passeios para as ilhas com águas mais claras, mais estilo Caribe mesmo, como as Ilhas do Rosário, Ilha Baru, Ilha do Pirata e Ilha do Encanto.  Só fiz o passeio ao Oceanário (que fica em uma das Ilhas do Rosário) e Playa Blanca (Isla Baru). Gostei bastante do Oceanário, já a Playa Branca é bem cheia. Infelizmente tenho pouquíssimas imagens deste passeio, pois meu cartão de memória queimou durante o passeio. Só consegui comprar outro no Duty Free em San Andrés.  (Confira San Andrés: Parte 1 e San Andrés: Parte 2 )

       A vida noturna em Cartagena.

       Confesso que antes de viajar estava com um pouco de receio pelo fato de estar na Colômbia sozinha, mas quando comecei a caminhar pelo centro histórico à noite percebi que era bem seguro. A cidade é muito bem iluminada, inclusive em alguns trechos das muralhas, o que ainda dá um certo charme. Há várias opções de restaurantes, bares, lanchonetes. E nas praças há apresentações de música de danças, pelo menos na alta temporada.
Na Plaza de los Coches você encontra o Hard Rock Café e vários outros bares. Uma noite fui a um conhecido bar no Portal de los Dulces chamado Donde Fidel Salsa Club para beber umas cervejinhas e ver a galera bailando salsa.

Depois disso tudo precisei descansar, porque ainda vinha a parte mais esperada da viagem por mim: San Andrés. (Confira San Andrés: Parte 1 e San Andrés: Parte 2 )

         Até o próximo post, viajantes!!XOXO

       E aí, o que achou? Deixe suas impressões lá nos comentários. Inscreva-se no blog para receber avisos dos novos posts, no Instagram @astrolabio.trip , na página no Facebook Astrolábio Trip  e no Canal do Youtube Astrolábio Trip.

       Vai viajar, gosta de descontos e ainda não escolheu onde se hospedar? Clique em nossos links para ganhar descontos em suas próximas hospedagens:  R$50,00 no site Booking.com https://booking.com/s/de37448f e R$ 130,00 no AIRBNB www.airbnb.com.br/c/priscilab1086  .

14 comentários

  1. A leitura do post causou sensações opostas: amei e não gostei! Amei as dicas super completas, as fotos e as cores de Cartagena. Não gostei porque estava mantendo a cidade no finalzinho da lista de desejos e fiquei com muita vontade conhecer! Está difícil mudar a ordem das pendências na lista de desejos….rs. Brincadeiras à parte, parabéns e obrigada por compartilhar.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s