Roteiro de 5 dias em Cusco

       Cusco é uma cidade do Peru localizada no Vale Sagrado dos Incas. É de lá que você poderá conhecer os famosos sítios arqueológicos do Império Inca, como uma das sete maravilhas do mundo moderno : Machu Picchu.  Venha ver o roteiro que fizemos nos 5 dias em que ficamos em Cusco.

Quer saber como começar a planejar sua viagem para Cusco e Machu Picchu? Clique Aqui

Dia 1: Câmbio, Reservas, Aclimatação

       Chegamos por volta de meio dia, e fomos direto para o Ecopackers Hostels. Ao chegar perto do hostel, esbarramos com a incrível procissão de Corpus Christi Cusquenho. O taxista aconselhou a descansarmos por volta de 3 horas por causa da aclimatação, pois Cusco fica a 3.400m acima do nível do mar, o que causa em muitas pessoas o soroche ou mal de altitude. Mas veja como seu organismo se adapta, pois cada um reage de uma forma diferente. Achamos muito tempo e descansamos uns 30 minutos. Conselho: Já procure um chá de Coca que geralmente é oferecido nos hotéis. Depois disso, o ideal é seguir para trocar seu dinheiro em soles, caso já não o tenha feito. Você encontrará diversas casas de câmbio nos arredores da Plaza de Armas de Cusco e na Avenida el Sol. Nesta mesma região, você verá diversas agências de viagens para você pesquisar os preços dos passeios, comer e comprar o Boleto Turístico de Cusco (veja mais detalhes aqui ) na Municipalidad de Cusco, também na Av. El Sol.  Dê uma volta da Plaza de Armas e conheça as igrejas que ficam próximas a ela.

Dia 2 :  Tour pelo Vale Sagrado dos Incas

       Na noite anterior, separamos o que levaríamos para pernoitar em Águas Calientes em uma mochila menor e o mochilão ficou no hostel, em Cusco. Este passeio custa entre 40 a 60 soles mais 30 soles para o almoço buffet que é opcional.

Ruínas de Pisaq : Fica na parte mais alta do complexo arqueológico, onde o guia nos passa algumas explicações e nos deixo em um curto tempo livre para explorar o local.

 

Mercado de Pisaq: O famoso mercado andino é onde se pode comprar diferentes souvenirs e objetos de prata a bons preços.

_GAB8628
Mercado de Pisaq

Pueblo de Urubamba: Onde fizemos a parada para o almoço. Passamos por uma parte, onde a especialidade é o Cuy, porquinho da índia, e vimos pessoas os vendendo  assados pela rua.

_GAB8639
Cuy assado

Ollantaytambo: Este é o único povo indígena que ainda existe na sociedade rodeado por diferentes montanhas que protegem o impressionante complexo que na época dos Incas foi de uso agrícola e religioso. Aqui vemos o templo do sol, os terraços Incas e o Baño de la Ñusta.

 

       O valor deste passeio varia entre 40 e 60 soles mais 30 soles para o almoço buffet que é opcional.

       Quem vai voltar para Cusco, ainda conhece o sítio arqueológico de Chinchero. Porém como nosso trem para Águas Calientes, saia de Ollantaytambo, foi onde terminamos nosso passeio. Do complexo até a estação de trem, você pode ir andando ou pegar um tuktuk, que geralmente cobra 3 pesos.

       Ao chegar em Águas Calientes, compramos as passagens do ônibus para subir Machu Picchu , por 24 dólares (ida e volta). Compramos também alguns lanchinhos e água pra levar, pois os valores lá são bem mais altos. Fizemos Check in no Ecopackers de Machu Picchu e descansar para o dia seguinte.

       Está gostando? Inscreva-se no blog para receber avisos de novos posts, no Instagram @astrolabio.trip, em nossa Fanpage Astrolábio Trip e no Canal do Youtube Astrolábio Trip.

Dia 3 : Machu Picchu

       Acordamos cedo para pegar o ônibus para Machu Picchu, as filas ficam imensas a cada minuto que passa. Chegamos às 4 da manhã na fila e já havia umas 150 pessoas na frente. Se você não tiver conseguido comprar o bilhete do ônibus no dia anterior, as bilheterias abrem às 5 a.m. e os ônibus começam a rodar às 5:15 a.m..Na fila os guias já te abordam oferecendo seus serviços(verifique se ele possui o crachá de guia oficial).

       Depois de Machu Picchu, voltamos para o Hostel para pegar a mochila e aguardar o horário do trem para Poroy. Para chegar à estação de Machu Picchu é necessário passar por dentro do Mercado de Artesanato. Depois da viagem de trem de aproximadamente 3h30min, chegamos em Poroy, onde temos que tomar um táxi até Cusco. Resto da noite foi para jantar, tomar uma cervejinha no bar do hostel e descansar.

Dia 4: Tour Maras e Moray / Mercado São Pedro

       O Tour de Maras e Moray tem início no Centro Têxtil Urpi em Chinchero, depois seguimos para Moray, uma parada no povoado de Maras e por último as Salineiras de Maras. Leia mais sobre o tour.

       Como esse tour termina cedo, por volta das 14:30, você pode aproveitar para conhecer outros lugares que você tem acesso com o boleto turístico como o Monumento a Pachacuteq e o Museu de Sítio Qoraricancha.  Porém o escolhido não estava no boleto: resolvemos conhecer o Mercado  São Pedro.

       Este mercado é usado pelos locais, mas claro que também frequentado por turistas e você encontra de tudo um pouco, ao redor dele também há diversas barracas vendendo artesanatos, frutas, doces e muito mais. Lá também são servidas refeições por preços bem baixos. O mais interessante é você poder estar em contato direto com o que os locais consomem, sua gastronomia e cultura.

       Voltamos para a Plaza de Armas para assistir os ensaios do desfile que aconteceria no dia seguinte, e o anoitecer nos presenteou com belíssimas cores.

Dia 5: City tour e volta para o Brasil

       Começamos o dia com o Centro Artesanal Cusco. Desça a  Av. el Sol até encontrar uma praça com um lindo chafariz – Paccha de Pumaqchupan. Este é o local para compras e gastar seus soles e ainda é possível negociar. Você encontrará muita variedade de artesanato e produtos divididos em diversos boxes. Leia mais aqui.

       Voltamos para a Plaza de Armas, onde aguardaríamos na agência o início do city tour que visista algumas ruínas bem próximas a Cusco:

TAMBOMACHAY – Fica a 8 km de Cusco e era conhecido como os banhos do Inca e fui um Templo da Água.

PUKA PUKARA – Fica a 6km de Cusco e significa “Fortaleza vermelha”. Este sítio cumpria funções de controle militar e administrativo.

Q’ENQO – Fica a 3km de Cusco, era um lugar de culto a Pacha Mama ( Mãe Terra).

SAQSAYHUAMAN  -Fica a 2 km de Cusco. Supõe-se que tenha sido uma fortaleza construída para fins militares. De lá se tem uma vista panorâmica de Cusco.

36451452_2404656139561079_5710312324594663424_n
SAQSAYHUAMAN 

       Voltando do City tour ainda deu tempo de conhecer A pedra de doze que era parte de um muro de pedras esverdeadas (Diorite Verde) de um palácio Inca. Atualmente faz parte de uma parede do Palácio do Arcebispo de Cusco e Museu de Arte, que fica bem perto da Plaza de Armas.

20180603_135339.jpg
Pedra de 12 ângulos

       Hora de pegar as mochilas e ir para o aeroporto. Hasta luego, Peru!

        E aí, o que achou? Deixe suas impressões lá nos comentários. Inscreva-se no blog para receber avisos dos novos posts, no Instagram @astrolabio.trip , na Fanpage Astrolábio Trip  e no Canal do Youtube Astrolábio Trip.

       No próximo domingo, você conhecerá o Vale Sagrado e nossa chegada em Águas Calientes com mais detalhes e dicas aqui em nosso blog. Até o próximo post, viajante!      

  • Vai viajar, gosta de descontos e ainda não escolheu onde se hospedar? Clique em nossos links para ganhar descontos em suas próximas hospedagens:  R$50,00 no site Booking.com https://booking.com/s/de37448fR$ 130,00 no AIRBNB airbnb.com.br/c/priscilab1086  .

  • Você 100% seguro em suas viagens? Você sabia que nós temos uma parceria com a Seguros Promo? Os melhores preços para os melhores planos de seguro viagem. Com o cupom ASTROLABIOTRIP5 você ganha desconto na aquisição de um seguro viagem. Não perca a chance de viajar com segurança. segurospromo.com.br/p/astrolabiotrip/parceiro

10 comentários

  1. Quero muito ir ao Peru. Já pensei em irmos de carro daqui do Brasil, hehehe, acho que seria maravilhoso. Eu adorei este roteiro que com certeza vai me ajudar muito no planejamento. E já amei o Mercado de Pisaq, heheheh, adoro este tipo de comércio. Lindo post!

    Curtir

    • Oie! É lá falaram que podem ter dois nomes diferentes por causa da tradução que os espanhóis fizeram. A montanha colorida tb queria mt ter ido, mas fiquei meio preocupada pela altitude. Mas deve ser um passeio incrível. Bjs

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s