Uma noite na Floresta Amazônica

        Que experiência incrível! Todos que vem a Manaus precisam passar pelo menos 1 noite na Floresta para sentir essa emoção de estar em plena Floresta Amazônica.

Quando ir: Há duas estações com caracteristicas diferentes:

  • A  Cheia, de março a agosto, onde os níveis dos rios aumentam até 15 metros, o que torna esta estação ideal para visitar os igapós, que são as florestas inundadas com toda sua beleza.
  • A Seca , de setembro a fevereiro, o nível dos rios atinge seu ponto mais baixo, tornando a pesca mais fácil por diminuir o espaço para os peixes quando rio começa a secar.

        A pernoite é na pousada Juma Lake Inn, que se localiza na entrada da Reserva do Lago Juma, a cerca de 100 km de Manaus. Entretanto, trata-se do Rio Juma que por estar em uma região plana e a correnteza de suas águas é lenta, é chamado de lago. A região conta com um riquíssimo ecossistema com pequenos canais e florestas alagadas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

       Fechei o passeio com a Iguana Turismo, que nos buscou no hotel e nos guiou em nossa jornada até lá.

       Passando pela área industrial de Manaus, chega-se ao Porto do CEASA, que é de onde as embarcações saem para vários locais e entre eles a Vila do Careiro, nossa primeira parada. Na lancha rápida passamos pelo Encontro das Águas, encontro do Rio Negro e Solimões. O fenômeno ocorre devido a diferença de velocidade, densidade e temperatura da água entre eles. Na Vila do Careiro pegamos uma Kombi, em direção ao Porto do Rio Maçarico. Fazemos uma parada para apreciar as lindas Vitórias- Régias, e depois uma outra em um mercadinho para quem quiser usar o banheiro ou comprar algum item importante como: repelente. #ficaadica. Este trajeto dura cerca de 1 hora.   Nosso 3º e último trajeto é feito em uma barca pelo Rio Maçarico até chegarmos ao Juma Lake Inn. Cada paisagem incrível  pelo caminho dos igarapós, as florestas inundadas, o que vemos são as copas das árvores, que quando aparecerão por completo quando começar a estação da seca e o nível da água dos rios diminuir.

Este slideshow necessita de JavaScript.

       Ao chegar na pousada, fomos direto almoçar. Há duas opções de acomodação: em quarto privativo ou dormitório coletivo. Fiquei no dormitório coletivo com banheiro externo. No quarto você conta com seu próprio banheiro. Após descansar o almoço, saímos de canoa para conhecer melhor os igapós, fauna e flora da região e a pesca de piranha. Confesso que não foi fácil pescá-las, pois em Julho o rio ainda está muito cheio e os peixes têm bastante espaço e alimento. Se fosse em outubro teria sido mais fácil, inclusive é o período que muitas pessoas e grupos vão para a região pescar tucunarés e outras espécies.

Este slideshow necessita de JavaScript.

       Vimos várias espécies de aves diferentes e belas como a curiosa Cigana, pássaro semelhante ao faisão, e apresenta a pele da face azulada. Disseram que seus filhotes nascem com garras nas asas, para ajuda-los a subir em galhos e quando atingem a idade adulta desaparecem. Observamos também vários mergulhões, garças e muitos outros. Na água avistamos alguns botos que não se aproximavam muito da canoa. Seguimos para um melhor local para assistir ao pôr do sol e depois voltamos para a pousada para jantar e fazer a focagem do jacaré, onde o guia pega e nos explica sobre o réptil.

Este slideshow necessita de JavaScript.

       No segundo dia, acordamos bem cedo pois a saída de canoa estava prevista para às 05:30 para assistirmos o nascer do sol e a natureza pela manhã, vimos muitos outros pássaros como a garça real e o gavião belo. Não conseguimos ver muitos animais, além de alguns macacos-de-cheiro, pois como era o início do período da seca e as florestas ainda estavam inundadas os animais ainda ficam escondidos na parte com mais terra.

Este slideshow necessita de JavaScript.

       Voltamos para tomar o café da manhã e saímos novamente na canoa para uma caminhada na selva. O guia nos mostrou e explicou sobre diversas árvores, como o Pau-rosa, que tem seu óleo essencial extraído para a produção do perfume Chanel Nº 5;e uma planta parasita estranguladora, que é capaz de quebrar uma árvore. Já ouviram falar de bicho-do-coco? É a larva de um besouro que se desenvolve no interior do fruto do babaçu e o mais interessante: é comestível! Dizem que o gosto é de coco e uma ótima fonte de proteínas. Aprendemos também sobre um ótimo repelente natural: as formigas Tapiba ( Clique e assista o vídeo). Ao serem esmagadas na pele liberam um perfume que disfarça o cheiro do suor. Voltamos para o almoço e nos preparamos para o nosso retorno a Manaus. Chegamos em Manaus por volta da 18 horas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dicas: Leve Protetor solar, chapéu ou boné, um calçado resistente , repelente, roupa de banho, toalha, sabonete, papel higiênico e quando escurecer, passe protetor por cima da roupa também.

Espero que tenha gostado do post. E você já teve essa experiência também? Deixe suas impressões aqui nos comentários.

Até o próximo post, viajantes!

 Inscreva-se no blog para ser notificado sempre que houver posts novos por aqui, no Instagram @astrolabio.trip , no Facebook Astrolábio Trip  e no Canal do Youtube Astrolábio Trip.

  • Vai viajar, gosta de descontos e ainda não escolheu onde se hospedar? Clique em nossos links para ganhar descontos em suas próximas hospedagens:  R$50,00 no site Booking.com https://booking.com/s/de37448f R$ 130,00 no AIRBNB airbnb.com.br/c/priscilab1086  .

  • Você 100% seguro em suas viagens? Você sabia que nós temos uma parceria com a Seguros Promo? Os melhores preços para os melhores planos de seguro viagem. Com o cupom ASTROLABIOTRIP5 você ganha  . Não perca a chance de viajar com segurança. segurospromo.com.br/p/astrolabiotrip/parceiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s