O que fazer no Atacama

       O Deserto do Atacama é o deserto mais alto e mais seco do mundo, mas com paisagens belas e  únicas. Não é a toa que é um dos destinos turísticos mais procurados por brasileiros.

        Como chegar:

      Voos até o Aeroporto de Santiago e de Santiago para o Aeroporto de Calama. De Calama é necessário contratar um tranfer que pode ser reservado pela internet ou direto no aeroporto.

        Quando ir:

       Dependendo da época do ano, você encontrará paisagens bem diferentes.

       A época de chuvas vai de Dezembro a Fevereiro. Sim, chove no deserto. Não tanto a ponto de estregar o passeio, mas ninguém controla a natureza, né?

       Inverno : Junho, Julho e Agosto com temperaturas em torno de 20°C durante o dia , porém a noite e de manhã cedo espere temperaturas por volta de 0°C ou até mesmo negativas.

       Nos demais meses a temperatura é mais amena e não há tanta variação térmica, o que torna esse período bem interessante para conhecer o Atacama.

        O que levar:

       Independente da estação do ano leve gorro, casaco ou fleece, cachecol, hidradante corporal, protetor solar, pomada Bepantol é essencial para os lábios, toalha e  óculos de sol. No verão dá para levar alguns shorts e camisetas para o dia. Se for inverno, capriche no casacos mais grossos, além de levar segunda pele,fleece, luvas, meias grossas e um corta vento.

       Como lidar com a altitude nos passeios: Mastigar folha de coca, chá de coca ou chachacoma. A folha da coca não é considerada droga e tampouco tem efeitos alucinógenos. Há também nas farmácias Soroche pills  para o mal da altitude. Descanse bem e evite bebidas alcoólicas em excesso. Você preciso de pelo menos 24 horas. para se aclimatar. Aproveite para conhecer a cidade de San Pedro de Atacama que é um charme.

  • Seguro Viagem: Você 100% seguro em suas viagens? Você sabia que nós temos uma parceria com a Seguros Promo? Os melhores preços para os melhores planos de seguro viagem. Com o cupom ASTROLABIOTRIP5 você ganha 5% de desconto . Não perca a chance de viajar com segurança. Clique aqui!

 

        Moeda: pesos chilenos. Trocamos em São Pedro do Atacama mesmo, pois a cotação estava melhor que no aeroporto. As principais casas de câmbio ficam nas Ruas (calles) Toconao e Caracoles. Pesquise a melhor cotação antes de trocar seu dinheiro.

    Com quem fechamos os Tours: Fechamos os nossos passeios com a Deyd (www.instagram.com/deynoatacama) , que é uma brasileira super gente boa que mora em São Pedro do Atacama, e nos ajudou na escolha dos tours e preparou tudo da melhor maneira para nos receber. Ao entrar em contato com a Deyd, comente que você achou a indicação no Blog Astrolábio Trip e ganhe 5% de desconto. Pode enviar mensagem para ela pelo whatsapp +56 9 7993 2005 ou ligar também.

         O que fazer no Atacama :

Valle de la Luna 

Fica a 10km de São Pedro de onde visitaremos diferentes atrativos que se encontram no valle como o Anfiteatro, mina Victoria, Mirador, Três Marias, cavernas de sal e a pedra do Coyote.

Entrada: 3 mil pesos

Horário : 16:00 às 20:00h

vaelda lua
Valle de la Luna . crédito @deydnoatacama

       Geysers del Tatio

       Esse é um dos passeios que mais exige dos visitantes. A saída do hotel é por volta de 4:30/5:00 da manhã quando as temperaturas ainda estão baixas ou até mesmo negativas, e ao chegar ao campo geotérmico alcança-se cerca de 4200 metros de altitude. E mesmo assim é uma das atrações mais procuradas por quem visita o Atacama.  O tour começa com uma caminhada para observar os diferentes tipos de gêiseres, fenômeno que só pode ser observado em 6 lugares do mundo e este é o terceiro maior. O tour inclui café da manhã . Dica: Não faça esse tour antes de estar aclimatado.

Entrada : $7.000

Horário: 04:30 às  13h

geysertatio
Geysers del Tatio

        Piedras Rojas e Laguna Altiplânicas

        O tour mais clássico e mais procurado no Atacama, ou seja, imperdível. É um tour de um dia inteiro passando por variadas altitudes no decorrer do passeio. Começamos visitando o  povoado de Toconao, Salar de Atacama, Laguna Chaxa , Reserva Nacional dos Flamingos  e seguimos para o povoado de Socaire , onde tomamos o café da manhã e mais tarde retornaríamos para o almoço. Depois de ver tantas paisagens lindas, paramos no Mirante de Piedras Rojas . Infelizmente, o acesso a Piedras Rojas está fechado desde janeiro/2018 e ainda não há previsão para reabrir. Visitamos a Laguna Tuyaito e logo depois as Lagunas Altiplânicas a 4200 metros de altitude. E pra finalizar o dia , uma parada em um trecho do antigo caminho Inca e em uma das latitudes do Trópico de Capricórnio. Fizemos esse maravilhoso tour e em breve teremos um post só para ele.

Entradas : $5.500 ($2.500 – Reserva Nacional dos Flamigos e $3.000 – Lagunas Altiplânicas)

Horário: 07h às 17h

Este slideshow necessita de JavaScript.

       Termas de Puritama

       Esse tour é para relaxar e é excelente para combinar com algum outro que você já tenha feito pela manhã ou que fará à tarde. Há geralmente saídas nos dois turnos. Em Puritama, você disfruta das águas termais  (30°C) que vem dos vulcões e da cordilheira.

Entrada : $15.000 fim de semana e manhãs durante a semana e $9.000 tardes durante a semana

Horários: 09h às 14h ou 14h às 18h

termasdepuritama
Termas de Puritama

       Lagunas Escondidas

       São 7 lagoas localizadas no altiplano, de águas turquesas e com uma concentração de sal de ceraca , 7 vezes mais alta que a concentração do mar. Apenas 2 lagoas estão aptas para o banho, onde você não consegue afundar devido a alta concentração de sal.

Entrada: $5.000

Horário: 15h às 20h

_GAB6825
Lagunas Escondidas

       Laguna Cejar

       Outro lugar ideal para descansar depois de um dia de muitos passeios. As saídas são por volta das 16h e você visitará a Laguna Cejar e los Ojos del Salar. Imagina poder se banhar flutuando nas águas salgadas e ainda poder observar o pôr do sol. Leve roupa de banho e um casaco para o retorno.

Entrada: $17.000

Horário: 16h às 20h

      Valle do Arco Íris

       Começamos o tour visitando os petroglifos de Hierbas Buenas que pertencentes às origens da Cultura Licanantay e logo depois nos dirigimos ao Valle do Arco íris onde podemos apreciar as montanhas com tonalidades que vão de avermelhados a verdes, brancos e amarelos.

Entrada: $ 3.000

Horário: 08h às 13:30

_GAB6991
Petroglifos
_GAB7078
Valle de Arco Iris

       Tour Astronômico

       Neste tour aprendemos a usar uma carta celeste, aprendemos bastante sobre constelações e planetas, esse tour disponibiliza 5 telescópios para que possamos observar as constelações e lanetas. Passeio muito interessante e enriquecedor. No final ainda é servido uns snacks com chocolate quente e vinho. As saídas são às 21h e 23:30 .

IMG-20181118-WA0092
Tour Astronômico

       Salar de Tara

      Esse passeio estava desde o início do planejamento de nossa viagem ao Atacama em nosso roteiro, porém algumas semanas antes da viagem, descobrimos que o Salar de Tara estava fechado. O motivo? Alguns falam que é época de reprodução de aves, outros que está fechado pelo mau estado das vias de acesso ou ainda que foi vendido para estrangeiros para extração de minérios. Não conseguimos descobrir o motivo real. Porém, algumas empresas continuam oferecendo esse tour com uma rota alternativa mas não chegam a entrar no Salar, você chega próximo ao local e é possível observá-lo de longe. Mas mesmo assim, dizem valer a pena.

        Espero que você tenha gostado do post. Qualquer dúvida ou sugestão, só deixar aqui nos comentários.

      Até o próximo post, viajante! XOXO

 Inscreva-se no blog para ser notificado sempre que houver posts novos por aqui, no Instagram @astrolabio.trip e no Facebook Astrolábio Trip  .

  • Precisa alugar um carro? Alugue um automóvel com até 60% de desconto e pague sua reserva em até 12x.  A Rentcars garante o melhor preço no Brasil e exterior. 

  • Descontos em hospedagem: Clique em nossos links para ganhar descontos em suas próximas hospedagens: R$50,00 no site Booking.com  R$130,00 no AIRBNB 

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s